top of page

Campanha do PSD em Itaboraí (1950)

23/06/2014

Gilciano Menezes Costa

Fonte: FGV - CPDOC

Imagem da parte central da Praça Marechal Floriano Peixoto, tendo a Igreja de São João Batista ao fundo. Fotografia tirada no Teatro João Caetano, no dia e no local onde ocorreu o comício de Ernani do Amaral Peixoto, considerado o maior líder fluminense do Partido Social Democrático (PSD). 

Peixoto, que era genro de Getúlio Vargas, discursou para a população de Itaboraí, apresentando suas propostas de campanha para disputar as eleições diretas que ocorreram em Outubro de 1950. 

Através da coligação formada com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), entre outros partidos, Ernani do Amaral Peixoto venceu José Eduardo do Prado Kelly, candidato da União Democrática Nacional (UDN), tornando-se governador do Estado do Rio de Janeiro. Na mesma eleição Getúlio Vargas foi eleito presidente da República.
_____________________________

Fonte: CPDOC

Bibliografia: 
CAMARGO, A. et alli. Artes da política.Diálogo com Amaral Peixoto. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira/CPDOC-FGV, Niterói: EDUFF, 1986.

_____________________________

Gilciano Menezes Costa é Doutorando em História Social da Cultura na UFF, Professor de História e Filosofia na Rede Estadual em Itaboraí e Professor de História na Rede municipal de Magé. É autor da Dissertação de Mestrado (UFF) intitulada "A escravidão em Itaboraí: Uma vivência às margens do Rio Macacu (1833-1875)". Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/5ada89_277b353622e44d018f55ecdb12aa561a.pdf

 

bottom of page