História de Itaboraí e Região
Campanha do PSD em ItaboraĆ (1950)
23/06/2014
Gilciano Menezes Costa
Fonte: FGV - CPDOC
Imagem da parte central da Praça Marechal Floriano Peixoto, tendo a Igreja de São João Batista ao fundo. Fotografia tirada no Teatro João Caetano, no dia e no local onde ocorreu o comício de Ernani do Amaral Peixoto, considerado o maior líder fluminense do Partido Social Democrático (PSD).
Peixoto, que era genro de Getúlio Vargas, discursou para a população de Itaboraí, apresentando suas propostas de campanha para disputar as eleições diretas que ocorreram em Outubro de 1950.
Através da coligação formada com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), entre outros partidos, Ernani do Amaral Peixoto venceu José Eduardo do Prado Kelly, candidato da União Democrática Nacional (UDN), tornando-se governador do Estado do Rio de Janeiro. Na mesma eleição Getúlio Vargas foi eleito presidente da República.
_____________________________
Fonte: CPDOC
Bibliografia:
CAMARGO, A. et alli. Artes da política.Diálogo com Amaral Peixoto. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira/CPDOC-FGV, Niterói: EDUFF, 1986.
_____________________________
Gilciano Menezes Costa é Doutorando em História Social da Cultura na UFF, Professor de História e Filosofia na Rede Estadual em Itaboraí e Professor de História na Rede municipal de Magé. É autor da Dissertação de Mestrado (UFF) intitulada "A escravidão em Itaboraí: Uma vivência às margens do Rio Macacu (1833-1875)". Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/5ada89_277b353622e44d018f55ecdb12aa561a.pdf