Ponte de Iguá em Venda das Pedras (1933)

24/06/2014

Gilciano Menezes Costa

Fonte: Coleção Carlos Mônaco (UFF)

Fotografia de um trecho da Linha Tronco Norte Fluminense em 1933. Na imagem aparece um automóvel, próximo a ponte do Iguá, indo em direção ao centro de Venda das Pedras.

 

Essa ponte, com vão livre de 50 m., foi construída pelo governo do Estado na gestão do Interventor Ari Parreiras. Em sua administração foi instalado linhas regulares de ônibus entre Niterói e outros municípios.

 

A década de 30, do século XX, representa o período ao qual foi desenvolvido o incentivo governamental ao sistema rodoviário em Itaboraí.

 

Na época o prefeito era Sylvio Costa e as medidas deliberadas em apoio ao transporte rodoviário, entre outras, foram as seguintes: "proibir o trânsito de carros de boi com eixo móvel e isentar impostos a empresa que organizar o serviço de auto ônibus no município".

 

___________________

Fonte e Bibliografia:

 

Centro de Memória Fluminense. Coleção Carlos Mônaco VASCONCELOS, João Batista de. O comandante Ari Parreiras. Rio de Janeiro : Z. Valverde, 1940.

​___________________

Gilciano Menezes Costa é Professor de História e  Filosofia na rede estadual em Itaboraí, Professor de Cursos preparatórios para o Vestibular, Mestre em História Social (UFF) e autor da obra "A escravidão em Itaboraí: Uma vivência às margens do Rio Macacú (1833-1875)"